terça-feira, 11 de outubro de 2011

algumas considerações

gostaria de fazer algumas considerações. havia respondido a um comentário feito pelo leonardo climaco dizendo-lhe que ficaria contente com suas opiniões críticas a respeito das obras aqui postadas.  estendo este comentário a todos os que frequentam este blog.  considero fundamental a franqueza e, mais que isso, o comentário crítico que não elogia apenas, mas aponta problemas, dá sugestões para caminhos e dialoga com as imagens que aqui são vistas.  é assim que uma proposta artística avança e assim que podemos ter um arrazoado que nos aponta para onde devemos seguir e a correção nos rumos.
sempre faço questão de ser crítico em relação aos trabalhos feitos por alunos meus e mesmo de colegas.  já perdi alunos e "amigos" (assim mesmo, entre aspas), mas não lamento se a franqueza e a vontade de ajudar prevaleceram.  vejo pouco isso por aqui.  creio que somente amigos mais próximos ou colegas de trabalho do dia a dia o fazem.
conclamo, pois, aos que aqui comparecem, a emitir suas opiniões construtivas, sejam favoráveis ou não.  e mesmo os que tenham alguma sugestão que o façam livremente. serei muito grato a todos e, tenham certeza, seus comentários serão levados em conta, respondidos e não  apagados.
desde já, fico grato.

7 comentários:

Cristina Lima disse...

Certo. Mas confesso que , na maioria das vezes, fica difícil achar defeito ...

Paulo de Carvalho disse...

é, não se trata só de "achar defeito". sugerir, perguntar apontar outro caminho também contribui muito!
tento fazer aqui o que se enconta num forum ou outro com o nome de "obra para crítica". é mais ou menos esta a idéia.

Emilio Josino disse...

Paulo, achei legal e corajoso o seu comentário. Bom, no momento, não envio critica ou comentário... apenas uma curiosidade. Gostaria de te perguntar como é o seu processo de pesquisa... algumas vezes vi que você mencionou por exemplo que uma pintura ilustra a uma região/paisagem no século XIX... entendi que isso envolveu pesquisa. Como você faz isso?
abraços,

Paulo de Carvalho disse...

obrigado novamente pela visita, emilio! sinta-se à vontade para qualquer crítica ou sugestão que queira fazer. serão sempre benvindas.
quanto à sua dúvida, é simples: possuo um bom acervo de livros que retratam diversas cidades em fotos do século XIX ao XX. eventualemnte aqui na net mesmo consigo este material. então, não sou historiador, apenas coleciono livros que chamo de história iconográfica, às vezes complementada com imagens que eu mesmo faço dos locais, quando me são acessíveis.
abraço, volte sempre!

Paulo de Carvalho disse...

seja benvindo a bordo, kolley! esteja em casa...

raimundo vidal disse...

Tudo bem Paulo... mas criticar o que?
mestres não erram, se tal fizer, mesmo assim se torna uma obra de arte!

Paulo de Carvalho disse...

olá, vidal! obrigado pela visita! toda crítica sempre me fez crescer, mesmo que a recebamos meio a contragosto... apreciaria sua participação desta forma.
um abraço!